“Estratégia de Especialização Inteligente – Uma Abordagem Inicial"

ris3net
Categoría
Eventos Públicos
Fecha
20 de Marzo de 2019 09:30 - 21 de Marzo de 2019 14:00
E-mail
Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Sitio web

Estratégia de  Especialização Inteligente.—Uma Abordagem Inicial

A Estratégia Europa 2020 nasceu com o objectivo de lançar as bases de um crescimento sólido que abordasse as debilidades estruturais da economia europeia, transformando-a numa economia inteligente, sustentável e inclusiva, que por sua vez visava gerar elevados níveis de emprego, produtividade e coesão social.

Para isso, a Comissão Européia propôs a todas as regiões européias a necessidade de criar Estratégias de Especialização Inteligente como modelo de desenvolvimento econômico que implicaria a concentração de recursos nas áreas econômicas em que cada região se manifesta para ter vantagens competitivas significativas de acordo com suas particularidades.

"A Especialização Inteligente procura dar maior ênfase à inovação e concentrar os escassos recursos humanos e financeiros da I & D & i e do desenvolvimento regional em algumas áreas competitivas a nível mundial"(Comissão Europeia, COM 2010, 553).

Neste curso, será feita uma primeira abordagem ao conceito de Estratégia de Especialização Inteligente e como desenvolvê-lo, conhecendo em primeira mão a experiência da Madeira, Açores e Canárias, regiões onde, além disso, uma Estratégia de Especialização Inteligente Comum foi trabalhada em conjunto.

 

Objetivo.

  • Conhecer o conceito de Estratégia de Especialização Inteligente, como ela se desenvolve e quais os benefícios que ela pode trazer para as regiões.
  • Apresentar o projeto RIS3-NET e os resultados obtidos após a realização de uma Estratégia de Especialização Inteligente entre a Madeira, Açores e Canárias.

Destinatários: Gesto pessoal das diferentes instituições responsáveis ​​pelas políticas de I & D & I de Cabo Verde.

Duração:8 horas distribuídas em duas sessões.

Lugar de celebração: NOSIAkademia. Edifício de Policia, 1º Andar, Av. Cidade de Lisboa, Várzea, Praia.

Lugares: 18 pessoas.

 

Programa do curso

Quarta –feira, 20 de março.

 09:30-10:00: Apresentação institucional do curso.

Sandra Fortes.Diretora de Planejamento, Seguimento e Avaliação da Dirección Nacional de Planificación. Ministerio de Hacienda

Jorge Cólogan y González-Massieu. Representante em Cabo Verde de la Fundação Canaria para a Ação Exterior - Governo das Ilhas Canarias

10:00– 11:00: Conceito de Estratégia de Especialização Inteligente. D. Alberto Santana.  Diretor Geral da Plan B Group.

11:00 – 13:15: Etapas para o desenvolvimento de uma Estratégia de Especialização Inteligente.

11:00—12:45. Experiência RIS3 Madeira. Alberto Grillo.  Gestor de Projetos de la Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Innovação- ARDITI. Governo do Madeira.

12:45-12:30. Experiência RIS3 Açores. Deborah Estima.  Gestora de Projetos de Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia. Governo dos Açores

12:30- 13:15. Experiência RIS3 Canarias. Avelino Yanes. Chefe de Secção do Instituto Tecnológico das Ilhas Canárias. Departamento de inovação.

13:15– 13:30. Debate e perguntas.

 

Quinta-feira, 21 de março.

09:30—10:30: Apresentação da situação I + D + i de Cabo Verde. NOSi

10:30—13:00: Apresentação da Projecto RIS3_NET

11:00- 11:30. Desenvolvimento da Estratégia de Especialização em Espaço Inteligente MAC.  Alberto Santana.  Diretor Geral da Plan B Group.

11:30- 12:30. Oportunidades e desafíos da Estrategia de Especialização em Espaço Inteligente MAC.

Alberto Grillo.  Gestor de Projetos de la Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Innovação- ARDITI. Governo do Madeira

Deborah Estima.  Gestora de Projetos de Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia. Governo dos Açores.

Avelino Yanes. Chefe de Secção do Instituto Tecnológico das Ilhas Canárias. Departamento de inovação.

12:30- 13:00. Projetos piloto que estão sendo desenvolvidos no RIS3_NET.  Josefina Loustau. Tecnólogo da área socioeconómica en Plataforma Oceanica das Ihlas Canárias.

13:00– 13:30. Debate e perguntas.

 

Período de inscrição:Até 15 de março de 2019

 

 
 

Desarrollado por iCagenda